domingo, 11 de julho de 2010

Projeto Leitura 6º ano

Projeto Leitura 6ºAno

NOME:_________________________________
TURMA: ( ) A ( ) B ( ) C

Caros pais e/ou responsáveis !
Gostaria, neste ano, de contar com seu o apoio no que diz respeito à leitura de jornais, revistas e livros em casa e na escola. Tais recursos são ferramentas para a dinamização do ensino, proporcionando ao aluno (a) tornar-se uma pessoa mais informada e participante.
O projeto de leitura, deste bimestre, promoverá a leitura de periódicos e de alguns livros na escola e em casa, estabelecendo relações com conteúdos propostos, e também, a pesquisa de textos de forma a registrar as principais idéias, apontando características destes textos que auxiliarão na compreensão de: quadrinhos e tirinhas, cartazes e anúncios publicitários. Há necessidade de que trabalhemos em parceria. Essa união facilitará o desenvolvimento acadêmico e também moral, espiritual e emocional do aluno(a) de maneira que construa integralmente seu caráter.
Muito obrigada!
Prof.ª Keylla.

REFLEXÃO: “ A formação do caráter é a obra mais importante que já foi confiada a seres humanos; e nunca antes foi seu diligente estudo tão importante como hoje. Jamais qualquer geração prévia teve de enfrentar transes tão momentosos; nunca antes jovens foram defrontados por perigos tão grandes como hoje.” (Ellen G. White – Educação)
Seguem as datas em que cada relatório deve ser entregue e também as datas das provas e seus conteúdos.
DATA DE ENTREGA
LEITURA E/OU PESQUISA
ATIVIDADE PEDIDA:
31/03 (6º A)
Tirinhas
Leitura de quatro tirinhas (já estão na ficha) e preenchimento da ficha 1
31/03 (6º A)
Cartaz
Leitura de quatro outdoors diferentes (distribuídos pela cidade). Todos eles apresentam uma série de critérios de elaboração já trabalhados em sala. Identifique esses critérios em dois deles (ficha 2 ) e crie seu próprio cartaz (ficha 3)
22/04 (6º A)
Anúncios publicitários
Depois de feita a atividade anterior, esta fica bem mais fácil. Faça uma análise dos anúncios publicitários da ficha 4 levando em consideração tudo o que conversamos e aprendemos em sala



17/03 (6°A)
AVALIAÇÃO 1
* Leitura e interpretação de texto; classificação e flexão dos substantivos; classificação quanto ao número de sílabas; sinônimos e antônimos
22/04 (6º A)
AVALIAÇÃO 2
* Leitura e interpretação de texto; substantivos, artigos e adjetivos; classificação quanto ao número de sílabas e uso dos “porquês”.
OBS.: Qualquer alteração em datas e conteúdos será comunicada via agenda.
As fichas valem 1,0 cada uma e a média, de cada uma, é de 0,7.
Assinatura do responsável:__________________________________________





FICHA 1 - TIRINHAS -LEITURA PARA O DIA 31/03
TIRINHA 1


Faça uma análise deste quadrinho:

a) Neste quadrinho, que tipo de linguagem foi empregada? Explique.
b) Qual é a função de cada quadro na tirinha?
c) Por que as falas dos dois últimos quadros são diferentes? Por que não estão dentro de balões?
d) Há onomatopéia neste texto?
e) Que lição aprendemos nesta tirinha? Explique.

TIRINHA 2


Faça, atenciosamente, o que for pedido:
a) Assinale o que for correto em relação ao texto:
( ) possui linguagem sincrética ou mista
( ) possui linguagem não-verbal
b) Agora, explique sua resposta.
c)Reescreva a tirinha, usando apenas a linguagem verbal. Lembre-se que as imagens também são textos!!

TIRINHA 3
Atenção, agora você fará o inverso; transforme o texto de linguagem verbal em um texto de linguagem mista. Capriche... se você preferir fazer recortes e colagem ao invés de desenhar, fique à vontade!

O pai pergunta ao filho:
__ Filho! Como foi seu primeiro dia na escola?? Aprendeu alguma coisa??
E o filho responde tranquilamente:
__ Que nada!! Amanhã vou ter que voltar lá!!



Lembre-se: para cada expressão da fala, há um tipo de balão...

TIRINHA 4





a) Explique o que é uma onomatopeia.
b) Há onomatopeia neste texto? Qual é?


FICHA 2 – CARTAZES - LEITURA E PESQUISA PARA O DIA 31/03


Outdoor 1
Anunciante:
Produto anunciado:
Resumo do conteúdo:
A criatividade na elaboração de texto e imagem foi:
( )regular ( )boa ( ) muito boa
Justifique sua Escolha:




Outdoor 2
Anunciante:
Produto Anunciado:
Resumo do conteúdo:
PúblicoAlvo:
A criatividade na elaboração de texto e imagem foi:
( )regular ( )boa ( ) muito boa

Justifique sua escolha:


FICHA 3 - ELABORAÇÃO DE SEU PRÓPRIO CARTAZ TEMA: Solidariedade
(você pode utilizar esse espaço ou usar uma cartolina, se quiser)



FICHA 4 – ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS- LEITURA E PESQUISA PARA O DIA 22/04
Anúncio 1




Anunciante:
Produto Anunciado:
Resumo do produto anunciado:
Publico Alvo:
Justifique usando características do anúncio:

A criatividade na elaboração de texto e imagem foi:

( )regular ( )boa ( ) muito boa

Justifique sua escolha:


Anúncio 2


Anunciante:
Produto Anunciado
Conteúdo Anunciado:
Publico Alvo:
Justifique usando características do anúncio:

A criatividade na elaboração de texto e imagem foi:

( )regular ( )boa ( ) muito boa

Justifique sua escolha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário